SOBRE O NOSSO PAINEL

    Trilhamos longo caminho para montar o painel Aqui Onde Eu Moro. Optamos pela fotomontagem de fotografias de monóculos que me foram emprestados pela Tia Violeta. A maioria feita por Manoel Fotógrafo.

   Painéis são verdadeiros achados e manifestação da criatividade humana. Neles, os bens, os produtos e os serviços à venda são retratados em cores vibrantes, movimentos, formas, texturas, tamanhos, sabores, paladares e temperaturas, despertando desejos.  

   Fazem propaganda por meio de painéis.

   A propaganda se tornou “arma” importante do mercado. Pode-se dizer que ela é mais importante que as coisas vendidas ou compradas, e muito mais ainda que as Pessoas que as consumem. É tanto, que foram criadas escolas superiores para estudar a propaganda e o marketing de vender. Não é fácil se livrar dessas artimanhas!

   A propaganda nos leva experimentar aquilo que ainda nos é utópico. São verdadeiros estratagemas que nos transportam para sensações e prazeres, num êxtase compensativo daquilo que poderíamos sentir naturalmente, mas que nos foi suprimido. A propaganda embota nossa razão e nos incita ao consumo sem controle e consciência.

   A realidade e a ficção mercadológica estão muito bem retratadas no filme UM DIA DE FÚRIA, um clássico do cinema.  Nesse filme, cujo título em inglês é “Falling Down”, o personagem vivido por Michael Douglas entra numa lanchonete MacDonald´s e pede café da manhã. A garçonete não atende alegando já ser horário do almoço. Indignado, o personagem saca de uma arma para o desespero geral …  depois decide pedir o almoço. Finalmente lhe entregam um sanduíche, batatas fritas e Milk .

   O personagem pega a embalagem, abre, olha para o sanduíche, em seguida pede para que olhem para o painel anunciando os produtos MacDonald´s, e diz, apontando:

___“É disso que estou falando..... está vendo o que falei?- É macio, tem cinco centímetros de altura … agora: olha para essa coisa triste, magra e miserável! Alguém pode me dizer o que está errado naquele retrato? …. será que alguém sabe?”

   É um filme que me impressionou muito. Ele retrata a cidade grande, o adoecimento psíquico-social, a intolerância, o capitalismo selvagem!

   No filme, a bela fotografia do sanduíche MacDonald´s transmite a idéia de maciez, de volume e sabor adequados. Entretanto, o sanduíche entregue ao personagem não tem a textura e a densidade retratadas. Veja mais acessando o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=2LKuLiCcWTA

   No Brasil, as relações de consumo são tratadas como uma questão de Ordem Pública e de Interesse Social por meio da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece as normas de proteção e de defesa do Consumidor.

   Para ler mais acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm

   Para ler mais sobre monóculos acesse:

   http://www.monoculos.com.br/monoculos.html

 Enfim, a ilustração do nosso Painel reporta uma lembrança de infância – a fotografia de monóculo – que muito contribuiu para a existência deste BLOG.

   Obrigada pela Visita. Volte outras vezes. 

   Terezinha Souto

 

Anúncios

2 respostas para SOBRE O NOSSO PAINEL

  1. Emerson Vasconcelos disse:

    Tô descobrindo uma Antropologa na Tribo Chamada Caçarema! alguém há de te ouvir nessa terra de Deus

  2. Oi Emerson,
    Venha aqui mais vezes e exercite seus estudos de antropologia.
    Obrigada pela participação. Abs.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s