QUEM SOU?

          (who I am)

          Sou brasileira, advogada com pós-graduação em ecologia e meio ambiente pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Admiro a simplicidade. Procuro vivenciá-la como uma escola.

          Amo minha profissão, em especial a Fotografia desde minha infância, de onde trago lembranças que acredito terem despertado meu encantamento por esta divina arte.

          Nessas lembranças está o Manoel, fotógrafo que registrava a alegria das pessoas nas festas do Povoado de Santana, ainda no tempo dos monóculos.

          Outra importante lembrança foram duas revistas, folheadas incontáveis vezes, trazidas por meu Pai numa de suas viagens de trabalho. Nelas havia imagens diferentes de meu mundo rural da infância. Eram Fotografias do Deserto, o Saara, que se revelava no sopro do vento ondulando areias formando dunas. Fotografias do solo desertificado, em cores, que não era terra. Fotografias de animais coloridos e de raras plantas. Foi meu primeiro contato com a palavra Oásis.

          De outras lembranças, trago comigo entre risos, a participação na feira de ciência do Colégio, quando tentamos mostrar o processo fotográfico para professores numa sala improvisada como laboratório … foi um vexame!

          A experiência de fazer do banheiro da casa de minha Mãe um “laboratório” e ver surgir no papel uma imagem pela primeira vez foi uma emoção indescritível.

          A Fotografia ficou adormecida algum tempo na minha Vida para depois me estimular levantar bem cedinho dias de domingo para fotografar flores do Cerrado e as Veredas no entorno da Cidade de Uberlândia. O acervo faz parte do Projeto Encantos e Desencantos: o Pulsar da Vida no Cerrado registrado na Biblioteca Nacional, que propunha à industria gráfica adotar a ecologia de plantas deste bioma nas capas de cadernos escolares, até então utilizadas como meio de divulgação de personagens já conhecidas globalmente.

          No laboratório da Universidade Federal de Uberlândia não se media o tempo das aulas práticas, tamanho o envolvimento com o processo de nascimento da fotografia no papel.

          Participei de alguns Concursos de Fotografia e experimentei a emoção de ter alguns trabalhos premiados:

          1 – Primeiro lugar com a foto intitulada Tapuirama: Terra dos Índios Tapuias, no Concurso Público promovido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia.

          2 – Terceiro lugar com a fotografia: As Guardiãs das Águas no Concurso promovido pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia.

          3 – Quinto lugar nacional com a fotografia: As Quatro Estações no Concurso Público promovido pela Agência Nacional de Águas e WWF.

          Meus olhares são diversos, e assim transito fazendo ensaios, por meio dos quais procuro retratar as relações sócio-ambientais, à exemplo da documentação fotográfica, que tive oportunidade de executar  para ilustração de dissertações de mestrado e tese de doutorado de algumas pessoas na cidade de Uberlândia, oeste de Minas Gerais.

          Meus olhares e ensaios me permitem conectar com a natureza, com descasos, descobertas, frustações, realizações, com o encantamento das crianças pela fotografia e com a alegria daqueles que se vêem retratados na sua plenitude.

          São Ensaios que representam meu imaginário, como se fosse extensão de minha própria memória, que segue selecionando registros que um dia poderão constituir histórias.

          Contatos profissionais:

          terezinha.souto@yahoo.com.br

           (38)8406-6614

                                          Terezinha Souto.

10 respostas para QUEM SOU?

  1. GERLICENUNES disse:

    SEU TRABALHO É ADMIRÁVEL POR QUE ALÉM DE UM SIMPLES CLICK, TEM ALMA, VONTADE, DESEJOS E AMOR!

  2. ANA CRISTINA disse:

    TÊ, COMO SEMPRE LINDA FOTO….. CLARO QUE A MODELO AJUDOU E MUITO (rsrsrs).
    BEIJOS…

  3. Cris,
    é o olhar belo da fotógrafa Néia Carlos e o lindo cenário que é o nosso Campinho.
    Obrigada.

  4. Gerlice,
    sem palavras para agradecer-te um comentário tão bacana.
    Muito obrigada. Abs.

  5. Ronaldo disse:

    Você
    tem na alma a imagem,
    admiro muito o seu trabalho
    ,sou de Santana e fotógrafo amador…

  6. Ronaldo,
    Boa noite!
    Muito obrigada pela visita e comentário. Volte mais vezes.Abs.

  7. luis carlos disse:

    Moça , suas fotos são inspiradoras … e a idéia de adicionar texto a elas foi fantástica .
    São pequenos documentários … gostei imensamente .
    Já fui metalúrgico por muitos anos … agora sou motorista de van . As vezes consigo algumas fotos muito boas , mas sempre na expectativa de que apareça ” aquela ” especial …
    Quer fazer um ” aqui onde eu moro ” a distância ? eu me ofereço pra isso … rsrs
    Parabéns pela idéia , faço votos que continue e melhore cada vez mais .
    Abraços , Luis , Brasil
    E.T.: Moro na cidade de Jacarei , SP . Estou sempre no MSN a disposição de todos que queiram falar : luish1001@hotmail.com

  8. Oi Luis Carlos,

    Boa Noite!

    Seja bem vindo! e muitíssimo obrigada pela visita.
    Então, já algum tempo pensava em atribuir um caráter sócio-ambiental ao meu trabalho fotográfico e o Blog foi um achado.
    Por meio dele exercito meu pensamento pessoal e profissional, opino, e dou asas à minha paixão pela fotografia, ilustrando sempre com as imagens colhidas daqui Onde Eu Moro, e de onde Eu visito a trabalho ou por lazer.
    Estou construindo outro Blog só para fotografias. Aqui Onde Eu Moro não é categorizado. É um Blog plural. Portanto, visite-nos sempre que desejar.

    Um abraço, Terezinha Souto

  9. Te encontrei hoje pessoalmente e pela primeira vez, a primeira idéia que me ocorreu foi: qu mulher que fotografa bem! Não sabia que você era também fotógrafa, mas você como modelo fotográfico tem o seu lugar de destaque. Espero que tenha muito sucesso com os temas ecológicos que defende.

    Um abraço,
    José Guedes de Souza

  10. José Guedes,

    Boa noite!

    Que surpresa boa!
    Agradeço-te muitissimo pela amável visita, assim como este gentil e incentivador comentário a cerca de meu trabalho fotográfico. Espero encontrá-lo por aqui mais vezes.
    Um abraço e um ótimo feriado. Terezinha Souto.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s