“AMAZONE-SE”

Descrever sensações por meio da fotografia não é tarefa fácil. Até tentei fotografá-las ao ver a exposição “AMAZONE-SE” da Artista Kássia Borges, que ocorre na Galeria de Artes da Prefeitura Municipal de Uberlândia no periódo de 28 de maio à 04 de junho de 2014.

 

 

 

O encantamento é imediato – silencioso que os nossos sons internos podem refletir diante de dezenas de barcos, delicadamente pintados de azul e branco, flutuando no espaço físico da Galeria.

 

 

Em solo – o piso da Galeria – outras dezenas de barcos vermelhos e brancos também cuidadosamente dispostos, nos dão uma perspectiva visual que aguça nosso imaginário para a vida do Povo do Amazonas.

 

É possível associar o movimento dos barcos ocasionados pela leve brisa, que penetra na galeria, com o movimento e o balanço dos barcos Amazônicos sobre as águas do Rio. Um murmurar silencioso quebrado apenas pelo encantamento do vôo de pássaros, do passar pelas árvores constituindo imensos paredões verdes, pelo próximo passageiro à esperar à beira do cais, pelo sol que nasce e se põe todos os dias. Uma viagem, como se viaja na própria vida.

 

Encontrei Kássia Borges sorridente e amável com todas as pessoas na  abertura de sua esposição. Um feliz encontro depois de mais de meia década, depois que nossos destinos nos levaram para outros Nortes – o Norte Brasileiro e o Norte de Minas. 

Kássia Borges é uma artista sem vaidades. Professora de arte contemporânea na Universidade Federal do Amazonas é doutoranda que experimenta viver sobre as terras e as águas do Amazonas, na cidade de Parintis.

 

É de lá que esta Mineira de origem indigêna trouxe para Uberlândia o modo de vida do Povo do Norte que vive sobre as águas e da cultura do Boi  Garantido e o Caprichoso que alegram o conhecido e mais que famoso Festival de Parintins.

 Vale à pena conferir pessoalmente. Abaixo mais algumas fotos:

 

Texto e fotos: Terezinha Souto

Aqui Onde Eu Moro em Uberlândia -MG

 

Anúncios
Esse post foi publicado em HOMENAGEM e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para “AMAZONE-SE”

  1. kassia Borges disse:

    Terezinha, depois de tanto tempo meu sorriso se alegrou mais ainda ao te ver “aqui onde eu moro”. A sua escrita , a sua percepção sobre a exposição me emocionou. Nós mulheres do sertão ou da floresta me orgulha. Saudade nossa. Beijos e Obrigada por tudo.

  2. Querida Kássia,
    Jamais poderia deixar de comparecer à sua exposição. Seus trabalhos além de me emocionar, me fazem pensar, assim como acredito acontecer com outras pessoas. Considere-se vitoriosa por fazer muitas pessoas ver e refletir nosso País, nosso Povo, nossa Cultura, nossas dificuldades e perceber a imensidão e a importância do conhecimento. Esta é a tarefa da arte que Você está sempre a realizar. Parabéns.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s