Catando umbus!

Catar umbu é uma das  alegrias que trago lá da infância. Elas estão nas minhas recordações protegidas na memória.

Bem cedinho lá na casa de meus Avós, logo depois do café da manhã com requeijão, leite ou biscoitos de goma, cada um pegava uma bacia ou uma lata e lá íamos com a minha Tia Elza que minha Vó chamava de “Moção” catar umbus.

Era bom apressar. Os primeiros a chegar no Umbuzeiro encontravam as frutas fresquinhas dispersadas no chão sem precisar de subir no Pé. Tamanha era a emoção que ficávamos confusos: ou chupávamos os umbus ou enchíamos as vasilhas para comê-los depois. Alguns caiam sobre a bosta da vaca e o jeito era abrir mão deles.

Jamais esqueci do umbuzeiro que vivia lá na matinha em frente à casa de meus Avós maternos. Era o primeiro a ser visitado.

Quem nunca viveu no Entremeados ou no Semiárido não sabe o que é a emoção de catar e comer umbus à sombra do Umbuzeiro. Comer umbus em casa não tanta graça. Minha netinha, mesmo morando na cidade e arranhando as pernas não tem preguiça de andar no mato para catar umbus. Olha Ela aí

Caminhando e driblando os espinhos do caminho

Pendurando as sobrinhas ….

      Ufa,  a cerca de arame!

Enfim, olha o Umbuzeiro logo depois do capim.

O primeiro umbu!

A volta para casa! Cansaço!

Descansando um pouco sobre os trilhos.

Brincando com a sombrinha da Vovó!

…. as flores!

 …. borboletas no caminho!

Enfim, saboreando o umbu!

                           Aqui Onde Eu Moro por Terezinha Souto em janeiro de 2014

Galeria | Esse post foi publicado em FOTOGRAFIA: um ímã que atrai! e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Aqui Onde Eu Moro

