O SERTÃO está dentro da gente!

Revisitar Uberlândia maior cidade do oeste de Minas Gerais requer outros olhares.

Retratada sob encomenda à revista Veja em meados da década de 80 como Cidade pacata na qual moçoilas namoravam debruçadas nas janelas, e a vizinhança se auto socorria à falta do pó-de-café  e do alho para o preparo do almoço e outras “cozitas mais”, a Uberlândia de 2014 reflete outros atmosferas, com a maturidade, a beleza e os problemas de uma Senhora.

Dos 20 anos que vivi na Cidade de Uberlândia 13 deles foram no bairro Cidade Jardim, onde construí uma casa ao lado da Aroeira tri centenária.

Naqueles treze anos presenciamos outras Aroeiras, Cedros, Mangueiras sucumbirem, então habitantes da velha Fazenda loteada.

Hoje, olho feliz por ver que o atual proprietário de minha ex-casa conservou a tricentenária Aroeira, que já foi motivo de sugestões de parentes e amigos para que se procedesse ao seu corte.

E o Cidade Jardim não é mais o mesmo. Quase que completamente adensado, as áreas institucionais deste bairro de Uberlândia parecem ainda ser motivo de discussão. Suas áreas institucionais negociadas.

Silenciosamente, alguns lotes vazios e passeios de moradores parecem guardar em si o Sertão. Estão ocupados por capim nativo e algumas espécies que não sei nome. Parecem selvagens ou crioulas.

Borboletas, abelhas e outros lindos animaizinhos saboreiam o néctar das flores silvestres ainda presentes no Cidade Jardim.

   

   

 

Por outro lado, e incrivelmente, as mudanças climáticas aqui chegaram. O majestoso SOL se apresenta ardente fazendo germinar e florescer flores que ainda são do campo. Imperioso, queima a pele obrigando-nos recolher à sombra.

                                              Uberlândia – janeiro 2014 por Aqui Onde Eu Moro 

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em NATUREZA e marcado , , . Guardar link permanente.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s