“CAPITÃO ENÉAS UNIDA para economizar ÁGUA”

Caros 

Leitor e Leitora, este texto contém cerca de 949 palavras. O assunto é sério e pode ser de seu interesse. Leia até o fim.

“Capitão Enéas Unida”. Esse é o novo marketing político da administração “Capitão Enéas, uma cidade para todos” para economizar água.

A ironia.

Ao mesmo tempo em que promove campanha contra o desperdício, a mesma Prefeitura de Capitão Enéas também desperdiça o precioso líquido por deixar a água jorrar livremente do “sistema de abastecimento de água” implantado no Distrito de Caçarema em parceria com DNOCS.

A repetição do descaso.

Há mais de dois anos nosso Blog Aqui Onde Eu Moro denuncia as irregularidades do “sistema de abastecimento de água” em Caçarema. Até o presente momento nenhuma autoridade se manifestou a respeito do assunto.

A indústria da Seca. Votos e eleições à custa de promessas de água.

A promessa de água na torneira sempre foi um “cabo eleitoral” eficiente no Distrito de Caçarema. Este é um assunto antigo. Lembro-me de quando Eu era criança e via imensas filas de mulheres com latas sendo socorridas nas suas necessidades de água por meu Pai Alexandre. Isso durou anos e anos.

Agora é a minha Mãe Ana quem socorre a Comunidade de Caçarema na sua necessidade de água. Há mais de 20 anos a Prefeitura coleta água na sua propriedade sem pagar nenhum centavo, diferentemente da água coletada no poço perfurado pelo CODEVASF na propriedade da então vereadora distrital Ângela Safir, que recebia pagamento da Prefeitura. Ou seja, um tratamento diferenciado, que viola os PRINCÍPIOS da IGUALDADE, LEGALIDADE e MORALIDADE ADMINISTRATIVAS.

O desperdício. A saúde pública em risco.

O atual sistema de distribuição de água em Caçarema compõe-se de pelo menos três poços e dois reservatórios. O maior reservatório foi instalado na fazenda da então Vereadora Ângela Safir.

O reservatório não tem tampa. O animal que cair nele logo morrerá contaminando a água (ratos, cobras, etc).

Em Caçarema a água é extraída ininterruptamente da natureza e enche o reservatório central, que vaza todos os dias. O desperdício da água é de conhecimento da administração “Capitão Enéas para todos”.

A água vaza também das tubulações do sistema de distribuição.

Parte da tubulação está sobre o solo e por isso é danificada pelo pisoteio de animais, pessoas e veículos.

Em geral, os consertos são feitos com restos de tiras de borracha ou emendas que não resolvem o problema do vazamento.

A água vaza nas emendas e é contaminada por fezes, urina e outros contaminantes que podem causar graves problemas à saúde da Comunidade.

A água também vaza dos registros que ficam dentro de caixas, formando um ambiente propício à proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Parte do sistema de abastecimento é feito por mangueiras comuns, que se rompe com frequência, permitindo a água jorrar abundantemente, sem qualquer utilização. Um descaso sem precedentes.

Há casos em que a tubulação da água se cruza com a do esgoto doméstico como pode ser visto na foto abaixo, ou seja: um verdadeiro caso com a saúde pública.

A devastação das fontes de água.

        O Município de Capitão Enéas é serviço por rios, córregos e algumas bacias de captação de água. Um dos Rios recebe esgoto da população à montante por meio de um afluente. O outro Rio sofreu várias intervenções, a exemplo do desmatamento do Vale por onde corre; tudo sem a vigilância do Poder Público, como se a água fosse um bem infinito e todos agissem corretamente.

      Os topos e as encostas das Serras, responsáveis pela captação de água, sofrem com a devastação, mesmo sendo áreas de preservação permanente.

      As lagoas, muito importantes para a reserva de água, não têm proteção, como é o caso da Lagoa Bom Sucesso e da Santana.

      Como visto, não há politica hídrica municipal para resguardar as fontes e garantir água para todos igualmente. A população precisa abrir os olhos e se interessar por este grave problema, antes que falte água até mesmo para saciar a sede.

A política de perfuração de poços.

   O Prefeito atual pensa que o abastecimento de água se faz perfurando poços aleatoriamente. Ele parece não se preocupar em proteger e usar moderadamente as reservas subterrâneas de água restantes, e parece não cogitar a hipótese de recuperação, de proteção e de conservação das fontes degradadas.

    A administração “Capitão Enéas, uma cidade para todos” parece querer resolver o problema com um panfletinho colorido, como se o problema fosse apenas um problema individual e econômico.

    Ele acredita também, que o sistema de barriguinhas resolverá o problema hídrico no meio rural, e parece não ter nenhuma política de educação ambiental capaz de despertar a preocupação e o interesse da população pela recuperação e preservação as condições ambientais propícias à conservação da água.

    Ocorre que, sem vegetação necessária à evapotranspiração, em associação com os danos ambientais cumulativos, será mesmo que vai chover a quantidade necessária para encher as barraguinhas?

A população precisa acordar e admitir que a situação é grave. Poupar água e cuidar para o restabelecimento das condições ambientais favoráveis à Vida é dever de todos.

Por sua vez, a qualidade da atuação dos políticos municipais que elegemos, depende da participação ativa de todos. É preciso exigir que Eles bem remunerados que são, assumam suas responsabilidades no sentido de buscar os meios necessários para minimizar os graves efeitos das mudanças climáticas.

Caros

Leitora e Leitor,

a ÁGUA é uma substância essencial à vida de todos os seres. Não seja omisso. A omissão cria obstáculos intransponíveis. O futuro das nossas gerações futuras pode secar.

Texto e fotografias: Terezinha Souto em Aqui Onde Eu Moro.

—————————————————

Palavras-chave: Água, Capitão Enéas, Caçarema, DNOCS, a indústria da seca, CODEVASF, desperdício, bacias de captação, sistema de abastecimento, dengue, devastação, chuva, fotografia.

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em POLÍTICA e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para “CAPITÃO ENÉAS UNIDA para economizar ÁGUA”

  1. Umberto disse:

    Olá Terezinha, Muito útil as suas palavras, informações que detalham aquilo que todos nós vemos que acontece com a água em Caçarema. É UMA VERGONHA!. Quanto às barraginhas, é uma solução correta, desde que chova é claro. Só que quem locou essas barraginhas, especificamente na região da minha propriedade rural, a Malhada Real, o cara é ignorante, ele e quem deixou fazer, pois não foi observado o comportamento do curso das águas quando chove, e a natureza cuida de mostrar os locais mais apropriados, isto é, do lado dos córregos, baixadas, etc.. Fizeram a obra em locais altos, nas propriedades de quem o prefeito quís. Desperdiçam dinheiro público, por interesse político e BURRICE. Abraço. Umberto Costa.

  2. Umberto,
    Muitos parecem pensar que o fato de o nosso Município ser pequeno, a lei não precisa ser cumprida.
    Durante a Campanha eleitoral reportei a essa questão colocada por Voce, ou seja, o caminho da água deve ser respeitado para evitar erosões, etc.

    No entanto o desrespeito é gritante. Em Caçarema, por exemplo, o rio Quem-Quem foi terraplanado com equipamentos do PAC2 para criar um atalho ao lado da ponte já interditada.
    É preciso participação e atuação da Comunidade para mudar essa forma de administrar secular.
    Terezinha SOuto.

  3. Um grande problema que percebi quando visitei caçarema é a proximidade do poço da praça com o cemitério; o grande risco disso é a contaminação d água pelo necro chorume produzido pelo cemitério, alguém sabe informar se já foram feitos estudos sobre isso..
    Falta politicas de SANEAMENTO BÁSICO nesse lugar de pessoas simples, humildes e que tem o direito de qualidade de vida

  4. Wallyson,
    Obrigada pela visita e comentário.
    Você tem razão: por aqui não há politica de saneamento.
    A água é distribuída para a Comunidade em tubulações
    expostas à contaminação. Nenhuma autoridade,
    tampouco o médico do PSF que ganha um bom salário,
    está preocupado com esta questão de saúde pública.
    Em meio a tudo isso, está a Comunidade, que se cala pois que não se
    dá conta dessa problemática.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s