Depois da chuva no Sertão

DEPOIS DA CHUVA NO SERTÃO NORTE MINEIRO

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (234)

Eu tenho um sonho. Conhecer o semiárido, sua vegetação que se mostra em esqueleto em tempos de pouca água, assim como as crianças sem alimentos. Uma paisagem sócio-ambiental que nos deixa sem saber o que dizer.

Fico também sem saber o que dizer e pensar quando ando por Aqui Onde Eu Moro e vejo embalagens de produtos já consumidos dispersas no solo em pleno correr do Século XXI.

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (248)

Devagarzinho vou realizando este sonho de tantos outros. Fui ali conhecer um ninhal de Garças que voam na mesma direção demonstrando-nos objetividade, solidariedade, harmonia, comprometimento e respeito entre si, diferentemente de muitos humanos, que se entrecruzam e se consomem sem preocupação com os indivíduos do próprio bando.

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (258)

IMG_8239

Veio a chuva molhando o Sertão revestindo quase tudo de verde com suas nuanças, como se jamais houvesse a seca.

Mais adiante vi cenas que remontam minha infância, quando  mulheres Daqui Onde Eu Moro lavavam roupas no Rio Quem Quem e nos lajeados do nosso Campinho de Flores, que por pouco não se tornou uma arena para cavalgada.

Hoje as mulheres que vi nos caminhos do semiárido dizem lavar roupas no Rio pelo costume e também para escapar da conta da COPASA, cuja tarifa compromete a renda familiar.

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (57)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (80)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (93)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (97)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (88)

Indo mais adiante chega-se mais perto de Serras azuis, um azul profundo como o céu em tempo de estiagem. Algumas  serão transformadas em pó pela  ação de  máquinas pesadas de mineradoras, em nome do desenvolvimento.

Minério de ferro, que será vendido para outras partes do mundo, desequilibrando o eixo da Terra como na gangorra, quando numa ponta há uma pessoa mais pesada que a outra.

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (102)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (110)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (113)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (118)

Nessa paisagem cercas antigas feitas com a sabedoria de nossos antepassados contrastam com as atuais.

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (123)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (124)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (125)

Discute-se sobre os ganhos com a  mineração na Serra Geral.  E a degradação, a poeira, pulmões dilacerados, os danos sócio-ambientais presentes, futuros e cumulativos?

Tempos modernos. Transformam-se  paisagens, destroem memórias, histórias entristecendo poetas como Carlos Drummond de Andrade ao ver sua querida Itabira num nuvem de pó.

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (126) ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (127)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (131)

ISTO É MINAS GERAIS por TEREZINHA SOUTO seja legal não reproduza por qualquer meio sem autorização e citação da fonte e autoria TODOS DIREITOS RESERVADOS (133)

 Aqui Onde Eu Moro por Terezinha Souto.

 @Se reproduzir, por gentileza, cite a fonte e autoria@

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em FOTORREPORTAGENS e marcado , , , . Guardar link permanente.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s