TELEFONIA MÓVEL. Preço e consequências.

Nós Brasileiros pagamos até 10 (dez) vezes mais pelo preço do minuto da telefonia celular pré-paga. Esta constatação é da ONU – Organização das Nações, que concluiu também que O Brasil aparece como um dos países em desenvolvimento em que o preço da ligação de celular é o mais caro“.

Leia mais acessando: http://www.onu.org.br/minuto-da-telefonia-movel-no-brasil-e-um-dos-mais-caros-entre-paises-em-desenvolvimento-revela-onu/

Os governos privatizantes da telefonia brasileira prometeram preços acessíveis alegando que haveria concorrência. No entanto, Aqui Onde Moramos não há concorrência alguma. A atual operadora faz o que bem quer sem sanção alguma. É tanto que Ela vende conexão 3G e na prática o consumidor recebe serviços 2G isso se tiver muita sorte. 

Quando os serviços de telefonia eram estatais, a ligação  custava 0,8 (oito centavos) por pulso, agora chega a 1,50 (um real e cinquênta centavos) por minuto. Preço de primeiro mundo e serviço de quinta.

A ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações que deveria fiscalizar e punir os abusos cometidos pelas operadoras da telefonia celular se manteve inerte anos e anos e só agora é que se têm notícias de sua atuação em defesa do Consumidor. 

 Ocorre que no mesmo período da fiscalização e proibição da venda de ship, Aqui Onde Eu Moro constatou a venda  livremente; portando continuamos desprotegidos como antes.

A conexão 3G/2G à internet é uma violência contra o direito do consumidor e não há reclamação que dê jeito.

O problema não se limita ao preço abusivo, nem à  fiscalização e a punição  ineficientes das operadoras. Tem mais. A telefonia celular pode causar graves consequências para a saúde humana, mas a maioria das pessoas não é informada sobre isso.

Segundo estudos, as torres repetidoras de sinal e o próprio aparelho celular criam  um campo eletromagnético que podem desencadear doenças graves.

As baterias dos celulares são tóxicas e podem causar graves danos ao meio ambiente como por exemplo, o envenenamento da água e da terra e afetar a saúde humana, dos animais e das plantas.

Não há serviço eficiente para a coleta e a reciclagem das baterias. Basta olhar o lugar em que Vivemos para constatar isso. Nem mesmo uma simples pilha muito usada pela Comunidade é recolhida adequadamente pela Prefeitura. O descaso com a saúde é tanta que nem mesmo uma lixeira para recolher o lixo comum existe na principal praça local.

Além disso, a  maioria das pessoas não é informada sobre os perigos aos quais estão expostas. É tanto que as crianças usam celulares como brinquedos. E não deveriam.

Estudos sobre os impactos ambientais e sanitários a cerca do descarte de baterias  alerta para a necessidade de “atenção especial, pois os danos acarretados ao ambiente e aos seres vivos são graves e muitas vezes irreversíveis (…) Quando um elemento potencialmente tóxico é absorvido pelo organismo humano, em concentrações elevadas, pode causar danos à sua estrutura, penetrando nas células e alterando seu funcionamento normal, com inibição das atividades enzimáticas.

Segundo o Estudo, “em alguns casos, os sintomas da intoxicação só serão observados em longo prazo, pois vários serão os fatores interferentes nos efeitos negativos causados por esses elementos (…)

O estudo aponta o “Câncer Disfunções digestivas Problemas pulmonares e no Sistema Respiratório, disfunção cerebral e do Sistema Neurológico, Disfunções renais, hepáticas e respiratórias” como alguns dos principais efeitos para a saúde humana.

Leia mais acessando: http://www.mma.gov.br/port/conama/…/ImpactosAmbientaisSanitarios.doc

A principal forma de comunicação AQUI ONDE MORAMOS é a telefonia celular. No entanto Nós moradores não recebemos nenhuma orientação sobre como usar e descartar baterias e aparelhos. É dever do Poder Público agir na defesa da Comunidade. É direito da Comunidade exigir segurança. Fique atento!

AQUI ONDE EU MORO agosto 2012 por Terezinha Souto

Anúncios
Esse post foi publicado em POLÍTICA e marcado . Guardar link permanente.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s