A Pastoral da Criança em Caçarema

A Pastoral da Criança, entidade da Igreja Católica, está presente na Comunidade de Caçarema com o programa “CELEBRANDO A VIDA“.

O programa é executado por pessoas da própria Comunidade voluntariamente. Elas dedicam parte de suas Vidas para celebrar a Vida de outras pessoas: as Crianças da Comunidade.

O Programa realiza encontros mensais com as Famílias e  são preparados com antecedência. As Líderes trabalham duro para encontrar e preparar o local,  o  encontro e a alimentação para as crianças.

Nos encontros as Famílias são orientadas sobre alimentação infantil.  Neles as crianças são pesadas com o objetivo de identificar se estão com peso adequado à idade. É através da pesagem que as Líderes  procuram identificar casos de desnutrição e de obesidade na infância.

Abaixo fotos autorizadas pelas Líderes e Mães em dia de pesagem. O carinho das Líderes e a compreensão das Mães permitem que as crianças se sintam à vontade, e parecem compreender a importância do momento.

     

                                                           

                                           

                                      

Depois de pesadas, as Crianças recebem alimentação e as Líderes da Pastoral elaboram relatório, que é enviado para a Coordenação Central, onde os dados são analisados.

A frequência irregular das Mães é apontada como uma preocupação da Pastoral, porque dificulta o acompanhamento das Crianças adequadamente.

Cerca de 60 crianças com idade de zero à cinco anos e onze meses de idade estão cadastradas no programa .

A Pastoral da Criança é organização interna da Igreja Católica que atua junto nas Comunidade em todo o território brasileiro. Sua atuação tem influenciado Políticas Governamentais no sentido de promover a saúde na infância.

Aqui Onde Eu Moro parabeniza as Líderes pelo trabalho junto à Comunidade de Caçarema e deixa este espaço aberto para divulgação de seus trabalhos, assim como o trabalho de outros Grupo ligadas às demais Igrejas em favor da Comunidade.

Aqui Onde Eu Moro por Terezinha Souto em agosto 2012.

Anúncios
Esse post foi publicado em BLOG DE CAÇAREMA e marcado . Guardar link permanente.