Em nome do progresso.

      

          Eu te poluo!

                                         Cubatão?

                                         Hiroshima?

                                            São Paulo? 

Esta é a Cidade de Capitão Enéas no Norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. É a cidade-sede do Município de mesmo nome cuja população é inferior a 20(vinte) mil habitantes.

Foi assim que avistei esta Cidade no dia 12 de julho de 2012.  A camada respirável da atmosfera e considerável porção territorial municipal estava coberta por espessa nuvem de particulados, colorindo o meio ambiente de cinza, embora a cor predominante nesse período seja outra.

O vento de nordeste conduzia a nuvem de poluentes para Oeste e de longe podia-se ver a extensão da área atingida como nas fotografias acima. As pessoas se locomoviam alheias ao “nevoeiro” ambientalmente inadequado à saúde.

Só então suspeitei que a “bela” névoa que já vi recobrindo o Pico das Antenas algum tempo antes e que desejei ter fotografado podia não ser fenômeno natural, mas poluição.

O meio ambiente equilibrado, sádio é fator determinante de saúde. A saúde é direito de todos e dever do Estado. É o que diz a nossa Constituição Federal e a Lei que criou o SUS.

Portanto, indústria alguma pode despejar poluentes na atmosfera e justificar tal atitude dizendo que gera progresso, emprego e renda. É preciso ser ambientalmente sustentável.

Enquanto isso, o que faziam e fazem as Autoridades Municipais nesses quase oito anos de mandato do Prefeito empreendedor Reinaldo Landulfo em relação a esta importante fonte poluidora, que pode estar afetando silenciosamente a vida dos Moradores da Cidade de arredores?

Qual o custo-benefício dos postos de trabalho gerado, quando comparado com a perda da saúde?

A instalação de filtos capazes de impedir a poluição ambiental é dever do Poluidor, assim como é dever do Município proteger a saúde de seus moradores.

Aqui Onde Eu Moro por Terezinha Souto em julho de 2012.

Anúncios
Esse post foi publicado em POLÍTICA e marcado , . Guardar link permanente.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s