SEM ÁGUA NÃO DÁ!!!!!

DENÚNCIA!

          Enquanto a Comunidade de Caçarema sofre com a expectativa da concretização ou não do Convênio que autoriza a COPASA explorar e cobrar ÁGUA das famílias dessa COMUNIDADE, cuja maioria vive com os parcos recursos do Programa Federal Bolsa-família, alguns particulares decidem exterminar o CAMPINHO DE FLORES no Distrito de Caçarema para realizar uma festinha de rodeio.

          O CAMPINHO DE FLORES localiza-se na área de abrangência da LAGOA BOM SUCESSO, principal fonte de recarga de água dos lençóis hídricos subterrâneas que abastecem a COMUNIDADE.

           O CAMPINHO DE FLORES floresce de outubro à março de cada ano. Nesse período Ele contribui com a retenção e a reposição de ÁGUA para os lençóis subterrâneos juntamente com a LAGOA BOM SUCESSO.

           E no período de longa estiagem forma-se um banco de sementes sobre seu leito rochoso, sendo que parte delas é consumida por aves e a outra fica aguardando a próxima estação primavera-verão para germinar e florescer dando continuidade ao Ciclo da Vida.

           A festa de rodeio tem como um de seus patrocinadores, o Senhor Didi de Caçarema. É sua intenção terraplanar o CAMPINHO DE FLORES para a montagem de arena, como se festa fosse mais importante que a água de todos os dias. Sua atitude poderá exterminar o banco de sementes e contribuir para a aceleração da evaporação e a evapotranspiração tornando nosso clima mais inóspito ainda.

           Questionado sobre o crime ambiental, posto que o Campinho de Flores é um ecossistema frágil e de importância hídrica para a Comunidade, o Senhor Didi de Caçarema, que parece contar com o apoio de pessoas inclusive ligado ao Prefeito, além de me fazer ameaças e depor contra a minha profissão de Fotógrafa, agora quer me responsabilizar pelas coisas ruins que ocorrem aqui no Distrito, além de dizer que o lugar piorou muito com a minha presença, ignorando que passei parte de minha infância e adolescência aqui.

           O CAMPINHO DE FLORES é uma servidão pública por doação à COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO de Caçarema feita pela Senhora JUVENATA no século passado. Logo, O CAMPINHO DE FLORES DE CAÇAREMA É UM BEM COMUM DE TODOS.

           A festa pretendida ameaça a COMUNIDADE de dias piores de água, já que este ano choveu muito pouco e o desmatamento aumentou mais ainda.

          O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

          Eu tenho direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Além disso, Eu tenho o dever de defender e de preservar um bem ambiental como é o caso do Campinho de Flores de Caçarema para as gerações presentes na qual me incluo e para as gerações futuras, os filhos dos nossos filhos e assim por diante.

          Mas esse direito e essa obrigação não são somente minhas. É direito e dever de todos. Portanto, Você que fica aí querendo ter prazer num único dia de festa de rodeio deve pensar que a necessidade de água é para toda nossa Vida. Me desqualificar não é uma boa idéia, mesmo porque defender a natureza e a necessidade de água de todos é antes de mais nada, um dever de todos, convenhamos!

          Defender o Campinho de Flores e a Lagoa Bom Sucesso é mais que dever de todos. É uma obrigação legal, estabelecida no artigo 225 da nossa Lei Federal máxima, vejam:

        DO MEIO AMBIENTE

        Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

         Portanto, não adiante elegermos uma Presidenta e ficar achando que Ela resolverá nossos problemas vitais-básicos. Se nos mantivermos omissos continuaremos manipulados nos nossos desejos, e jamais teremos a liberdade de nos auto-determinar.

          Portanto, não há alternativa, manifeste-se, ainda que seja anonimamente!

          Envie e-mail para a Prefeitura de Capitão Enéas protestando sobre a ausência do Poder Público quanto a  proteção e  conservação dos bens comum de todos. Faça mais, chame Você também a Polícia Ambiental, afinal, criminoso não é só aquele que rouba , corrompe e mata. Quem destroe as condições essenciais à Vida é criminoso também!

Diga não à extinção do CAMPINHO DE FLORES DE CAÇAREMA. A vida lhe agradecerá!

Acesse: http://www.capitaoeneas.mg.gov.br/portal/site/contato

 

 

Galeria | Esse post foi publicado em ÁGUA, BEM ESSENCIAL e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para SEM ÁGUA NÃO DÁ!!!!!

  1. Umberto Costa disse:

    Olá Terezinha,
    Assim como você, que não sabe que a pretendida festa chama-se Team Penning e não Rodeio, também Didi, na sua empolgação e vontade de levar diversão para o povo de Caçarema , não tinha conhecimento dos limites da Lagoa. As suas justificativas procedem, todos devemos ter a consciência do quanto é importante a preservação do Meio Ambiente, em todas as suas formas. Mas, do que vale a maravilha da Natureza se não tivermos uma convivência em Paz.
    Comunico-lhe, como parte da comissão organizadora do Circuito, que a Etapa de Caçarema foi transferida para o Quem-Quem, em data a ser divulgada, local próximo e de fácil acesso ao público e vaqueiros de Caçarema.

    Um abraço,

    Umberto Costa.

  2. Umberto,
    que bom, que o bom senso se fez presente para reconhecer o dever de conservar os bens ambientais da COMUNIDADE.
    Me desculpe se lhe parecer grosseira, é que prefiro usar o vocabulo oficial para designar as coisas das quais tenho idéia do que seja, a exemplo de rodeio. A expressão “Team Penning” é estrangeira e em geral não tem a importância que se pretende dar, já que tudo envolve cavalos e disputas propriamente é entendido como rodeio. Gosto de festas, festas ambientalmente sustentáveis.
    Obrigada pela presença, abraços, Terezinha Souto.

  3. DECO SILVEIRA disse:

    Prezada Terezinha , boa noite ,
    que me desculpe o amigo HUMBERTO COSTA ,mas o que posso assegurar com toda certeza e que o que hoje se chama “campinho de cacarema ” ja foi sim parte da lagoa “bom sucesso” ,tanto e verdade que eu mesmo , meus irmaos e alguns amigos de infancia ai de cacarema ,ja nadamos e pescamos por varias vezes no hoje “campinho de cacarema ” !
    Para provar o que estou dizendo ,lembro-me como se fosse hoje de um tal “indio” que era indio de verdade ,e que apareceu em cacarema ,nao sei vindo d’onde ,mas que para nos ,a epoca foi motivo de brincadeiras e chacotas , me lembro do mesmo dando ” saltos mortais “na lagoa ,exatamente do lado esquerdo do barranco “,ou seja ,no hoje “campinho “. ha como nos divertiamos ! e quando o mesmo indio dancava e imagine, “comia coco de cachorro ” ,aquilo nos levava , todos nos criancas, ao delirio . Bons tempos da minha infancia em cacarema ,uma pena que nao voltam mais! mudando da infancia ao amadurecimento , vejo que a lagoa de cacarema esta da maneira como esta ,devido inicialmente ao “DESMATAMENTO” feito pelos fazendeiros da regiao , o que sem duvida alguma ,foi o principal motivo do seu “ASSOREAMENTO”, e em segundo, O DESCASO DOS GOVERNANTES MUNICIPAIS (PREFEITO E EX-PREFEITOS) de CAPITAO ENEAS , que pelo que me consta , jamais fizeram qualquer tipo de intervencao que viesse a ” REVITALIZAR ” “O BUCOLICO LAGO” !
    E de pensar ,que para revitalizar a famosa lagoa ,seria tao facil !!! porque facil ? porque o que a lagoa precisa para ganhar vida e de AGUA ,e para se colocar agua na lagoa , primeiramente se faz necessario “TIRAR A TERRA QUE SE ACUMULOU NO FUNDO DA MESMA , OU SEJA DESASSOREA-LA “, !!! simples demais !!! em seguida ,abrir um poco artesiano as margens ,ou mesmo dentro da mesma ,para reabastece-la no periodo da seca ,deixando -a sempre cheia de agua ,bela como no passado .UM TESOURO ,PATRIMONIO DO POVO DE CACAREMA ,E INFELIZMENTE ESQUECIDA AO RELENTO ,PELOS GOVERNANTES. ESPERO UM DIA ,SE DEUS QUIZER ,NUM FUTURO NAO MUITO DISTANTE , PODER FAZER ISSO NA FAMOSA LAGOA DE CACAREMA , SE DEUS QUIZER …
    ABRACOS ,DECO SILVEIRA.

  4. Senhor Deco Silveiras,
    Boa noite!
    Belas suas histórias de criança guardadas na memória!
    No entanto, sua proposta de revitalização da Lagoa Bom Sucesso não tem sustentação ecológica. O modelo proposto tende levar este Ecossistema à sua completa extinção, que começou com o conhecido “redondo de Sidnei”.
    Por gentileza, ao citar ou transcrever o meu trabalho, cite pelo menos a fonte. Obrigada.

  5. DECO SILVEIRA disse:

    prezada terezinha ,bom dia !
    com todo respeito , que; diga-se de passagem me e peculiar , admito nao ser um “expert ” em causas ecologicas ,nao possuindo portanto ,formacao academica para tal . o pouco que conheco , conheco da lida diaria do sertanejo que sou ! Gostaria sim ,de conhecer o “modelo de revitalizacao com sustentacao ecologica “citado ,pois possuo grande interesse em revitalizar a “jaz-bucolica lagoa Bom -Sucesso “!
    Sobre o “REDONDO DE SIDNEI”, procurarei me inteirar ,pois nao tenho conhecimento
    do que se trata ,porem tenho a certeza de que , se o meu saudoso “TIO SIDNEI” ( A QUEM TENHO A HONRA DE SER SOBRINHO )diga-se de passagem , se algo fez ,ecologicamente incorreto,o fez por falta de conhecimento ,ou quem sabe por ignorancia(em seu melhor sentido),
    pois ,no coracao daquele ,jamais coube ofensas ,a quem quer que seja ,principalmente a “MAE NATUREZA “, digo isso ,com conhecimento de causa , pois dos valores morais que aprendi , boa parte ,vieram do amado SIDNEI DE CACAREMA ,tio querido ,que como meu pai ANTONIO AUGUSTO DA SILVEIRA ,duvido haverem homens MELHORES no mundo,MELHORES EM EDUCACAO , EM SIMPLICIDADE ,EM FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE ,e vou mais longe , certeza ainda tenho ,de que se o mesmo ainda vivo estivesse , A AMADA CACAREMA nao estaria vivendo o caos ,que se instalou ,com total falta de representatividade ,e de quebra ,total abandono .
    atenciosamente , deco silveira .
    EMail : decosilveira2012@yahoo.com.br

  6. Senhor Deco,

    Que bom que tens boas intenções em relação à Lagoa Bom Sucesso e sua área de abrangência, que são bens comun de todos!
    Então, com o devido respeito à memória dos mortos, é provavel que o meu Pai Alexandre José Souto, que tantou saciou a sede das pessoas deste abandonado Distrito, se ainda estivesse vivo, teria opinião diversa da sua em relação ao Seu Tio, assim como outras pessoas, convenhamos!

Aqui Onde Eu Moro

