O CAMPINHO DE CAÇAREMA.ENCANTOS E DESENCANTOS! O PULSAR DA VIDA NO ENTREMEADOS

   Este é o Campinho de Caçarema, Distrito do Município de Capitão Enéas, Estado de Minas Gerais, Brasil.

         Ele está localizado na área de abrangência da LAGOA BOM SUCESSO, principal fonte de recarga do lencól freático que abastece a Comunidade local.

          A água acumula no seu leito rochoso, onde brotam plantas sobre o lodo, nascem flores formando um jardim natural que encanta.

          

          O Campinho de Caçarema  é um “prato cheio” para Biólogos e Ecólogos tamanha sua diversidade e importância socio-ambiental.

          No entando, parece-me que sua importância é do tamanho da visão ambiental das pessoas à frente do Poder Público Municipal.

       Esses Agentes Políticos parecem  cultivar uma visão puramente mercadológica dos recursos ambientais essenciais. Eles fazem discursos ecológicos inflamáveis, quase perfeitos.

         Eles se dizem preocupados como a conservação e a sustentabildiade.

          No entanto, a considerar a permissão dada pelo Município para realização de festa no leito da LAGOA BOM SUCESSO, pode-se dizer que nossos representantes praticam o anverso de seus discursos.

          Eles esquecem que têm filhos, terão netos e que vivem um modelo ecológico dinâmico, que poderá  surpreender a todos a qualquer momento, assim como ocorrem as avalanches.

         Desconfio que o Prefeito Landulfo  ao saber do valor histórico, cultural e ambiental que a LAGOA BOM SUCESSO tem para a Comunidade de Caçarema, apressou-se para torná-la cabo eleitoral com vista a ”fazer” seu sucessor nas eleições deste ano de 2012.

          Segundo ouvir dizer, Ele pretende fazer um ATERRÃO da Lagoa, ignorando Normas Regulamentares que exigem realização de Diagnóstico Ambiental, diálogo com a Comunidade e amplo estudo para recuperação de área degradada.

          A LAGOA BOM SUCESSO é um ecossistema natural. Portanto não pode ser transformada em barraginha ou barrajão, sob pena de crime ambiental inominável.

          Concomitantemente a isso, é preciso levar em conta que a LAGOA BOM SUCESSO é bem comum de nossa Comunidade.  Portanto, é dever do Município de Capitão Enéas e de seus Agentes obedecerem aos Princípios Constitucionais do caput do artigo 37 e no artigo 225 ambos da Constituição Federal, sem embaraços e cooptação.

          Além de querer transformar nossa LAGOA BOM SUCESSO em barragem, ouvi dizer também, que o Prefeito Landuldo com provável apoio da Vereadora Dona Ângela, pretende onerar a Comunidade instando Aqui Onde Moramos os “salgados” serviços da COPASA.

         Eles não consideraram que Aqui Onde Moramos muitas famílias lutam para manter o pão essencial para seus filhos. Como então pagarão pela água?

         É preciso olhar o nosso Campinho e o entorno da LAGOA BOM SUCESSO com a leveza das crianças.

          Adote essa idéia: ÁGUA É ESSENCIAL A VIDA.

Galeria | Esse post foi publicado em ÁGUA, POLÍTICA e marcado . Guardar link permanente.

18 respostas para O CAMPINHO DE CAÇAREMA.ENCANTOS E DESENCANTOS! O PULSAR DA VIDA NO ENTREMEADOS

  1. Umberto Costa disse:

    Olá terezinha.
    Belo trabalho. Sempre fui um apreciador de suas fotos, voce sabe disso. Mais uma vez vc foi contemplada, iluminada e oportuna. Com todo respeito, transparência e cuidado para não magoá-la gostaria que vc cedesse os direitos sobre a foto em que do entorno da Lagoa Bom Sucesso agente consegue vê a leveza das crianças. A ressureição da lagoas é um enorme trabalho, vc pode contar comiigo.
    Um abraço.
    Umberto Costa.

  2. Umberto,
    boa tarde!

    Obrigada pela visita e gentil comentário.
    Então, vemos paisagens nas revistas, televisão, no cinema e simplesmente nos encantamos. No entanto, dificilmente olhamos onde moramos com tamanho encantamento e por isso deixamos de ver a beleza da realidade que nos cerca.
    Fico feliz por conseguir mostrar um pouco de nossas belezas e com a possibilidade de despertar o interesse das pessoas por preservá-las.

    Enfim, a fotografia a que se referiu faz parte da Exposição Fotográfica que desejamos realizar Aqui Onde Eu Moro brevemente. Ela e outras tantas ficarão à disposição do Público.
    Fica aqui o convite. A data será oportunamente divulgada.

    Abs. Terezinha Souto.

  3. marliete disse:

    OLÁ TEREZINHA. A COPASA VEM MESMO PARA CAÇAREMA REALMENTE E VERDADE VEREADORA DONA ANGELA VOTOU PARA VINDA DA COPASA PARA NOSSA COMUNIDADE A CAMARA LEVOU O PROJETO A PLENÁRIO NO DIA 28 DE DEZEMBRO ULTIMA REUNIAO DA CASA E A VEREADORA VOTOU E APROVOU A VINDA DA COPASA AGORA NÃO SEI SE O POVO DE CAÇAREMA TEM COMO PAGAR CONTA DE AGUA, NÓS NÃO TEMOS MINIMA COND. DE PAGAR CONTA DA CEMIG, AGORA COPASA?, QUEM APROVA E DEFENDE OS INTERESES DA COMUNIDADE DE CAÇAREMA NA CAMARA E DONA ANGELA MAIS DESTA VEZ ELA SAIO DOS LIMETES, A EXEMPLO DO QUEM QUEM QUE AS PESOAS ESTÁ INDO EMBORA PORQUE NÃO TEM COMO PAGAR CONTA DE AGUA. AGORA CAÇAREMA VAI ACABAR, O POVO ESTÁ RECLAMANDO MUITO REVOLTA TOTAL TODO MUNDO JÁ SABE QUE A COPOSA VAI SE ESTALAR EM ABRIL.

  4. Sandra disse:

    Nossa agora mais essa. Terezinha nosso povo que tanto sovre mais conta o povo que pagar, quéro ver ela pedir voto depois dessa?.

  5. Nelma disse:

    Temos que leva as contas para ela pagar que covardia!.

  6. Maria Isabel disse:

    Vamos protestar contra essa Vereadora sem ela não poderia fazer isso COPASA para Caçarema ela recebeu do Prefeito para aprovar isto ela está contra o povo.

  7. Iara disse:

    Draº Terezinha como vai,
    Você como uma das pessoas que mais defende essa Comunidade deveria pegar nos arquivos da camâra municipal esta ata que a Vereadora aprovou a Copasa para Caçarema e tornala publica já que é ducumento publico porque ela está falando para as pessoas que não é verdade, ela está substimando pessoas de nivel como você vc deveria postar no google ai ela não vai inganar nós aqui porque não temos voz ativa como você, Parabens pelas suas fotos sempre dou uma olhada.

  8. Iara,
    Boa tarde!
    Obrigada por sua participação neste Blog.
    Então, a informação sobre o Convênio entre a Prefeitura e a COPASA para exploração econômica da água em Caçarema foi fornecida por servidor da Prefeitura.
    Além isso, uma pessoa da Comunidade postou neste Blog a informação de que o convênio teria sido aprovado na última sessão da Câmara ocorrida no mês de dezembro de 2011, e teria contado com o apoio da Vereadora local.
    Quanto à ata da sessão da Câmara posso lhe dizer que a mesma é documento público. Qualquer pessoa pode ter acesso e solicitar uma cópia na Secretária do Órgão.
    Iara,
    por outro lado, agradeço sua consideração, mas preciso lhe dizer que não posso falar em nome da Comunidade porque não tenho representação e nem autorização expressa para falar em seu nome. Como advogada só pode falar em nome dos meus clientes por meio de procuração.
    E quando questiono os desmandos e o desrespeito praticados contra a Comunidade faço-o como advogada cidadã, exercitando direitos e garantias constitucionais, assim como poderia ser feito por qualquer uma das pessoas que aqui residem.

    Se a Câmara realmente votou para autorizar a COPASA a explorar nossas águas e cobrar tarifa SEM OUVIR A COMUNIDADE, cabe a cada um de Nós refletir sobre o representante que queremos. Se aquele que dá remédios sem prescrição médica, um saco de cimento, um quilo de carne, uma passagem e outras coisas mais, ou Se queremos representantes que agem pensando no bem comum de todos.
    Enfim, discordo quando Você diz que a Comunidade não tem Voz Ativa. Penso que a Comunidade se acomodou, mas nunca é tarde para falar claramente o que cada um pensa e o que quer para o BEM ESTAR DE TODOS.

    A exploração da água pela COPASA depende de cada um. Para tanto é preciso manifestar e agir. Conte com meu apoio.
    Por fim, quero lhe dizer que o nosso BLOG está aberto para que a Vereadora citada preste informações para a Comunidade sobre o funcionamento do Sistema de Água em Caçarema, sobre o Poço Público que atende sua propriedade e se realmente votou ou não contra os interesses da Comunidade.
    Obrigada, Terezinha Souto.

  9. Marliete Aparecida Batista disse:

    Terezinha, boa tarde!
    Primeiramente meus cumprimentos pelo blog. É muito rico e interessante, tanto nas informações quanto nas fotografias.
    Estou aqui pra falar com você e com todas as pessoas que acessam a sua página, que,
    hoje, dia 17 de fevereiro de 2012, abrindo o seu blog, pude verificar que alguém usou o meu nome, criou um outro e-mail com o nome marlietecacarema, para publicar algo nas partes destinadas a comentários a respeito da água da COPASA. Estou muito indignada com isso. Certamente é uma pessoa maldosa, de má índole que quer ver meu nome sujo por aí, bem como a minha amizade com a Dona Ângela abalada, que, também ao meu ver acho difícil, pois afinal as boas amizades não são compradas com baixarias como a que a pessoa que escreveu usando meu nome fez. Boas amizades se conquistam com a confiança, com o dia a dia, com o coração. E sei que a minha amizade com a Dona Ângela incomoda muita gente.
    Creio que as pessoas que me conhecem sabem que eu jamais postaria algo numa página que muitos acessam, com:
    1º) tamanhos erros gramaticais;
    2º) não usaria caixa alta (letras maiúsculas) para escrever um texto, porque é sinal de que a pessoa está gritando e eu não sou louca;
    3º) não uso de uma página tão informativa para trazer discórdias entre as pessoas.
    A você, pessoa que se passou por mim, sendo que aqui em Caçarema só existe uma Marliete, que sou eu, não faça isso não. Isso é ridículo. Seja você mesmo! Apareça! Tenha coragem de manifestar-se. Não custa nada!
    Abraços, Tê!
    Meu e-mail verdadeiro é: marlietebatista@yahoo.com.br

  10. Cara Marliete,
    Boa noite!

    Publiquei o comentário da pessoa que se identificou como “marlietecacarema@gmail.com” da mesma forma que publico comentários que contribuem para esclarecer fatos e estabelecer o debate.
    Passados alguns dias da data da referida postagem, alguém suscitou a hipótese de a autoria do referido comentário não ser sua. Entretanto, supus tratar-se de outra pessoa com o mesmo nome, porque conheço pelo menos mais uma pessoa com o mesmo nome seu.
    Na hipótese de que alguém esteja usando o seu nome, lamento sinceramente, pois sei do constrangimento e dos danos que este tipo de conduta causa, porque já fui vítima em situação análoga.
    Fique à vontade para tomar as providências que Você julgar necessárias.
    Abraços, Terezinha Souto

  11. Maria de Jesus disse:

    Olá Terezinha,
    Eu, sai de Caçarema a 8 anos porque não tinha emprego só tinha muita umilhação me parece que ainda é a mesma coisa, a minha família mudou dai mais ainda tenho meus tios que mora ai nós moramos em Janaúba, temos que pegar o dinheiro de comprar comida para pagar conta de água, olha que todo mundo aqui trabalha, e ai que não tem emprego, mudamos porque a dona Angela prometeu emprego para nós em troca dos nossos votos mais nunca cumpriu, meus tios estão sendo enganados atê hoje, agora o presente para o povo pobre de Caçarema é a COPASA, gente eu visitei Caçarema no final do ano as pessoas estão saindo para fora, a cidade está fazia os meus primos foram todos embora só ficou meus tios porque é aposentados, o sonho de minha família é um dia voltar para nossa terra e esquecer as umilhação mais acho que não podemos mais voltar porque a comunidade tende a ser destruida por politícoos como a Dona Angela, que não tem pena de pessoas pobre como nós e outros irmãos que trabalha na rosa, agora vai ter que pagar conta de Água e dar lucro para a COPASA.

  12. Jânio Santos disse:

    Terezinha,
    Boa Tarde!
    Gostei muito quando descobrir por acaso seu BLOG, me parece que você acompanha de perto os problemas de Caçarema, estou ficando seu fã, continua de olhos tem gente ai que quer fazer o povo de bobo, eu nasce ai sou amigo de infância do seu irmão Jânio que também é meu xará, Abraço Jânio Santos,
    Sete Lagoas.

  13. Oi Jânio,

    que surpresa bacana!
    Então, sou uma advogada ativista e o malfeito contra o intesse comum de todos sempre me incomodou. Faço o que está no meu alcançe. Sonho ver esta Comunidade emancipada.
    Obrigada pela visita, volte mais vezes.

  14. Oi Maria,
    Boa noite!

    Me emociona ver e ler depoimentos como o seu, assumindo sua própria identidade. Que bacana!
    Por outro lado, me entristeço por saber que a falta de oportunidades obriga as pessoas a buscar outras alternativas, inclusive ir embora deixando para tras familias, sonhos e desejos.
    Maria,
    penso que o voto não pode ser trocado por favores e nem por promessas para resolver problemas individuais. O vereador e o Prefeito têm o dever de melhorar a vida para todos, sendo por isso que precisam de cuidar das coisasm que são importantes e comuns a todos, como é o caso da Água. A água é sinômino de conforto, saúde, bem estar e de respeito à vida.

    Então, Eu também fui embora e depois de algum tempo morando na cidade grande preferi fazer o êxodo urbano e voltar para Caçarema. Procuro retribuir o carinho e o afeto que aqui recebi socializando os conhecimentos que conquistei nesses anos que defendi outras causas de interesse comum de todos. O meu Blog tem essa este objetivo, contribuir para a reflexão e a busca de dias melhores.
    Obrigada por sua participação. Um abraço, Terezinha Souto.

  15. Maurício Antunes Filho disse:

    Boa Tarde Teresinha!!!
    Vejo q o assunto “COPASA” esta gerando um ótimo debate hein?
    Isso é ótimo pois as pessoas podem expressar suas opniões e desabafar sobre um tema
    Que diz respeito a todos os Caçaremenses.
    Agradeço por esclarecer de forma inteligente as dúvidas q o povo de Caçarema gera em torno deste assunto.
    Grande Abraço!!!

  16. Maurício,
    Bom dia!

    As pessoas precisam prestar mais atenção ao tema ÁGUA, para não serem supreendidas pelas consequências do “aquecimento global”.É preciso incrementar o debate na nossa Comunidade não é mesmo? A internet seria uma grande aliada não fosse o descaso com o TELECENTRO.
    Abs.

  17. Terezinha,
    A sensibilidade com que você aborda temas tão fundamentais para a vida em comunidade me encanta!
    Valorizar suas raízes, sua história, sua cultura é fundamental para preservação da identidade de um povo, seja em qualquer lugar do mundo. Parabéns!

  18. Cidinha,
    boa tarde!

    Obrigada pela visita e comentário.
    Então, a luta por uma identidade ambiental é árdua diante do automatismo do consumismo inclusive o virtual e da incrível ausência do Poder Público.
    Volte mais vezes. Abraços. Terezinha Souto

Aqui Onde Eu Moro

