A FARMÁCIA DO AMBRÓSIO. CURA PARA OS MALES DA ALMA.

O Rio Tocantins me parece ser a maior atração de Imperatriz, segunda maior cidade do Estado do Maranhão*.

* http://www.imperatriz.ma.gov.br/cidade/

Imperatriz ficou colorida do cinza de insistentes queimadas,  ocorridas nos meses em que as discussões sobre as alterações do Código  Florestal se  intensificaram  e ocuparam  importantes espaços nos meios de comunicação,  chamando a atenção de defensores e contrários à Conservação das Florestas Brasileiras remanescentes.

 A curiosidade me levou a outro atrativo endereço de Imperatriz, a Farmácia do Ambrósio. Disseram-me se tratar de um lugar diferente, com segredos e curas para os males da alma por uma das 388 misturas preparadas pelo “Farmacêutico” Ambrósio.

Fui recebida gentilmente por Josimar da Silva, que junto com o Neto, preparava os “medicamentos” para os seletos e cativos “Pacientes”.

Josimar da Silva é nordestino do Rio Grande do Norte, 63 anos de idade, que deixou a profissão de pedreiro há 25 anos e se tornou Ambrósio, para abriu um pequeno comércio de bebidas, para o qual emprestou seu nome, que orgulhosamente chama de a Farmácia do Ambrósio.

A Farmácia do Ambrósio é destaque especial em Imperatriz, cidade de trânsito confuso e perigoso, de carro caros e de pobreza notória.

Foi experimentando e misturando uma coisa com a outra, que criei 388 sabores. Agora são 389 sabores”, que são apreciados de segunda aos sábados, a partir das 17:30 horas até o último freguês, que vai embora por voltas das duas horas da manhã”,diz o Senhor Ambrósio mostrando seu Bar e as bebidas que criou no decorrer de duas décadas e meia.

As Mulheres são tão frequentes por aqui como os Homens. “Aqui já foi filmado pela Globo, e minhas misturas são levadas até para o exterior”, diz.

Ele não esconde o segredo do seu negócio. Os 389 sabores são uma mistura de frutas, raízes e até cobra com cachaça e refrigerante.

                    

“Foi Deus quem me deu a memória de fazer 389 sabores. Para cada mistura uso um refrigerante apropriado”.

Um aviso informa sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores.

É negócio formal e lícito, com Alvarás Municipais e Estaduais concedidos pelo Poder Público.

 … e outro informativo do Poder Judiciário fica bem ali, à vista dos Consumidores informando sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade.

A Farmácia Ambrósio estava fechada por ocasião de minha primeira visita, mas experimentei uma mistura à base da planta do Bioma Cerrado conhecida por Pimenta de Macaco. Voltei noutro dia de funcionamento para conhecer seus “Pacientes”. 

__Eu venho aqui só para tomar SETE MISTURAS para me alegrar. Quando não fico alegre, fico tomado”, disse Rogério 35 anos de idade, que frequenta o local cerca de 20 anos.

André que se apresenta como enfermeiro na Farmácia, diz que a “SETE MISTURAS é uma bebida à base de cachaça, com “indiroba, paulista, sucupira, romã, alho, mel e limão”

 _____ “Bebo por esporte, para passar o tempo. Eu não fico mais bêbado. Já tô curtido”, diz Gabriel 31 anos, que frequenta o local cerca de 10 anos, ao lado da namorada.

_____ “Venho aqui para encontrar os Amigos e às vezes bebo uma cachaça”, diz Valéria, que acha “engraçado ver os amigos embriagados. Eles se soltam e falam daquilo que não dá prá falar sem a bebida.”

Perguntei  o que seria aquilo que não se fala sem a ingestão de  alcool … e Valéria completa dizendo: _“Eles fazem declarações de amor; ficam mais livres para falar de suas mágoas e contar seus segredos.”

Valéria com seus 20 anos de idade já é dona de uma história triste. 

Ela diz se sentir “curtida” e não tem mais “por onde ficar bêbada, já está no final da situação”. Bebo desde meus 16 anos, quando fui noiva de um rapaz, com quem tenho uma filha. Ele morreu três meses depois do noivado,  por ter ser envolvido num trágico acidente por causa da bebida. Ele  só tinha 23 anos e já era alcoólatra”, lamentou Valéria.

Quando os amigos se juntam na Farmácia do Ambrósio Eles riem de suas tristes e perigosas histórias. 

Gabriel conta com risos:

um certo dia Eu  sai do Ambrósio e se enfiei debaixo de um microônibus, depois de ter bebido 15 doses de Sete Misturas”.

Brincando com a desgraça alheia, o Amigo Rogério diz que foi preciso chamar o guincho para colocar o Gabriel na maca para levá-lo ao hospital.

 ______“Sou um gato. Tenho Sete Vidas. Desse acidente só levei alguns pontos do queixo e um dente quebrado” relata Gabriel, que tem profissão e trabalho regulares,diz também beber “para ficar bêbado para dormir de boa”.

Para Gabriel em dia normal bebe apenas 4 doses como esta, mostrando o copo. “Se demorar mais um pouco bebo de 8 a 12 doses. E depois de três doses, Bebo por paixão perdida”.

Perguntei a Ele se preocupava com a saúde, e então disse: “Aqui é farmácia, salva a vida, cura doenças. Gosto de ficar curtido. A Sete Misturas trabalha minha mente. Fico tontinho e só bebo outra quando a tontura acaba.”

Outro Paciente do Ambrosio que preferiu não ser identificado, desabafa: “A tontura acelera as emoções, mais adrenalina, Você estando bêbado é um cara rico o tempo todo.”

Lembrei-me do trecho de um livro escrito por Frei Betto, quando o paciente anônimo confessou que sua embriaguês acelerava as emoções….

No Livro Frei Betto compara as emoções a velhos binóculos de lentes desfocadas, que aproximam as imagens, mas não nos permitem ver seus reais contornos. Mesmo assim, Valéria sonha ser Promotora de Justiça e diz que vai largar dessa Vida para realizar seu sonho.

No final das contas, a Farmácia do Ambrósio, que se tornou famosa pelo nome sui generis é como Farmácias e Drogarias de cada esquina. Nelas são vendidos os anestésicos para as “dores doídas” como diz meu  Amigo Dilvandro, fotografo baiano arretado de bom.

Essas Farmácias, assim como as Políticas Públicas de Saúde praticam o avesso do que diz nosso Sistema Único de Saúde (SUS)e a própria Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo os quais, “saúde é a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”.  

Para  8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 conhecida como LEI DO SUS,  “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”

Para isso é preciso “redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”, sempre tendo em vista o fato de que a “a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.”

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm

 ==========================================

Agradeço ao Senhor Josimar da SilvaGabrielValériaAndré e ao Rogério que me cederam gentilmente as suas falas e imagens proporcionando mais uma postagem neste Blog. Obrigada.

===============================================

 

Anúncios
Esse post foi publicado em FOTORREPORTAGENS e marcado . Guardar link permanente.

8 respostas para A FARMÁCIA DO AMBRÓSIO. CURA PARA OS MALES DA ALMA.

  1. hermoso lugar!! yo necesitaria ir allí a curar el alma….saludos desde la distancia y la admiración…

  2. Júlio,
    seu olhar já te curou a alma!!!!
    Obrigada, boa semana.

  3. Ana Cristina disse:

    Eita Tê… So indo nessa farmacia do Ambrosio pra tomar uma dessas receitas….. que faz agente esquecer um pouco da realidade em que vivemos e como diz um dos entrevistado tomando uma a pessoa fica rica o tempo todo…rsrssrrs.. Saudades de voce!!!!!Bjos.

  4. Pois é Cris,
    existem situações que nos fazem rir e outras, chorar …. Tem muita gente infeliz. Desconfio que boa parte do sofrimento é de responsabilidade daqueles que elegemos para nos representar.
    Tô chegando!

  5. Fernanda disse:

    GOstei da reportagem mas vocês trocaram os personagens das historias! Quem tem 31 anos e o Gabriel de camisa azul o que ta com um litro do “… DO JUMENTO ASSADO.” que e o Rogerio e nao o Gabriel!
    Valeus ate a proxiima

  6. Oi Fernanda,
    Obrigada pela visita. Convido-a a voltar aqui mais vezes.
    Então, os nomes são os que Eu anotei quando entrevistei os personagens aos quais Você se refere.
    É possível que tenha havido algum engano.
    Abs.

  7. Fernanda disse:

    Boa tarde
    Repara que na foto do primeiro que ta de blusa azul ta o nome Rogerio! E ja na foto da mesma pessoa a utima que ele ta virando o copo ja ta o nome dele de verdade GAbriel!
    Se eu estiver entendido errado mim desculpe!
    Mas adorei o blog!

  8. Fernanda,
    que bom que voltou a visitar nosso Blog!
    Não se desculpe. Assim que tiver um tempinho vou rever minhas anotações … Aprendemos com nossos erros.
    Você viu a nossa fotorreportagem Um Olhar Sobre o Rio Tocantins?

    https://aquiondeeumoro.wordpress.com/olhar-o-rio-tocantins/

    Estou preparando outra postagem sobre o Rio Tocantins. Brevemente será publicada. Desde já agradeço-te muitissimo pelo carinho da visita. Obrigada.
    Abs. Terezinha Souto.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s