“Aprender a aprender”: Tributo aos Professores!

 

“Aprender a aprender” Um Tributo  aos Professores! 

 

 

 Aqui Onde Eu Moro

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em VÍDEOS. Bookmark o link permanente.

9 respostas para “Aprender a aprender”: Tributo aos Professores!

  1. Caçaremense disse:

    Olá pessoas!!! Gostaria de aproveitar este post para parabenizar a todos os professores de Caçarema, mas em especial ao Belizário que dirigiu a Escola JPS substituindo a diretora “sabe tudo”. Gostaria de dizer que há tempos não tínhamos um ambiente tão bom de trabalho na Escola( diga-se que esse ambiente só vivenciamos na gestão de Dª Regina), um ambiente sem cobrança excessiva, sem autoritarismo, um ambiente onde o “poder” ( e que poder….ÔOOOO) não foi centralizado, um ambiente onde o fuxico e a falcidade não fizeram parte do nosso dia-a-dia. Você sim, propiciou esse ambiente! As pessoas têm que entender que o ambiente escolar deve ser um ambiente saudável, onde a construção do conhecimento deve ser o eixo central que norteia as ações. Aos outros colegas, desejo muitas felicidades e para muitos desejo que desenvolvam a capacidade crítica,engajadora.Capacidadesque deveriam ser natas em cada professor.Desejo também que tenhamos na consciência que trabalhamos para o Estado de Minas Gerais e que devemos sim respeitar a hierarquia institucional, mas tudo dentro dos limites legais.Sem puxassaquismo,adulação. Somente assim nossa escola continuará vivenciando esse ambiente. Se o texto em algum momento pareceu ofensivo , não foi minha intenção. Escrevo isso como um desabafo também… Abraços.

  2. Caro(a) Internauta),

    Seu comentário está sendo publicado como manifestação pessoal e pelo fato de dizer respeito ao funcionamento de um bem público que é a nossa Escola Estadual.
    A postagem do vídeo “Aprender a aprender” tem este sentido: a reflexão sobre como aprendemos e como ensinamos.
    Por se tratar de questões internas, sugiro-lhe que encaminhe suas discussões para o Colegiado da Escola, para que toda a Comunidade Escolar possa refletir sobre as relações pessoais e profissionais em vista a oferecer um bom serviço público para a Comunidade.
    Obrigada por sua participação.

  3. Sildy disse:

    Boa Tarde a todos,

    Aproveitando o ensejo deixado pela colega parabenizando e ao mesmo tempo criticando o trabalho de Belizário frente a direção da escola citando outras pessoas inclusive, gostaria de também deixar meu ponto de vista. Realmente concordo, Belizário e Dona Regina, pessoas inteligentíssimas, de caráter raro, que jamais se esconderiam atrás de um pseudônimo.

    Quanto a mim, o adjetivo “diretora sabe-tudo” está muito além, para uma pobre mortal, que como todos os seres humanos erra, acerta, vive, sobrevive, luta, tem às vezes vitórias, derrotas…

    Como todo mundo não é mesmo? “Sabe tudo” este adjetivo só deve ser colocado para Jesus Cristo que mesmo sendo de fato o dono do Universo, não conseguiu agradar todo mundo, por isso eu não tenho esta pretensão, logo eu, que como diz São João Batista, ele não era digno nem de desatar a correia de suas sandálias, eu, então, não sou digna nem de chegar perto.

    Não sei e nunca saberei tudo, mas graças a Deus sei respeitar as pessoas, conversar, dialogar cara a cara sem medo, sem esconder atrás de recados anônimos, que são coisas dignas de covardes. Sei principalmente buscar o que quero sem passar por cima dos outros, sem mentiras ou FALSIDADE.

    Descerrar não faz parte do meu trabalho, tendo em vista que sou, juntamente com a equipe escolar, responsável por 453 alunos e 56 servidores. Portanto, nossos alunos merecem uma educação de qualidade e quando cobro do servidor, ou seja, peço para que cumpra os seus deveres, penso unicamente e exclusivamente em um ambiente de ensino digno que cumpra a sua missão.

    Percebo ainda que “quase” todos os servidores sentem bem e aceitam quando são orientados, afinal quem trabalha direito, cumpre o seu papel, nem precisa estar sendo cobrado, alertado, mas que exerce seu trabalho com muita desídia estes não suportam a cobrança, não é mesmo? E olha que são justamente estes que agem puxando o saco na presença e criticando por trás. Estou tranqüila, pouco sei, procuro sempre aprender mais, e graças a Deus e a minha maneira de agir, tenho conseguido êxito e sucesso na vida que é também o que desejo á você, e todos os colegas de trabalho.

    Que Jesus possa iluminar o seu coração, colocando amor em sua vida para que consiga realizar seus sonhos, afinal é isto que falta não é mesmo?

    Sildy Borges de França

  4. Cara Sildy,
    Você, assim como o então Vice-Diretor Belizário Carlos da nossa Escola Estadual abrem importante precedente vindo a público manifestar e defender os serviços públicos de educação e a própria escola como um direito universal.
    Sua manifestação demonstra consciência da servidora investida legalmente em cargo público, portanto, sem apadrinhamento, e da Autoridade como Direção legitimamente eleita por vontade da maioria da população educanda, Pais e servidores.
    Zelar pelo bem público sem proveito próprio é dever do servidor e das Autoridades. Creio que esse dever é seriamente executado por Você e sua equipe de trabalho. Da mesma forma em que Creio que Vocês promovem a educação das crianças e jovens da nossa Comunidade da melhor forma possível.
    Parabéns pela Coragem. Sucessos na sua administração: ela se enquadra no contexto do vídeo “Aprender a Aprender”, o qual devemos sempre tomar como parâmetro na medida em que elege o compromisso, o amor e a iluminação no processo de aprendizagem. Abs. Terezinha Souto

  5. Servidor caçaremense disse:

    Tudo isso é uma grande ‘palhaçada’. Quem trabalha direito não tem ‘medo’ de diretor, nem de ameaças com avaliação de desempenho. Hierarquia tem em todo lugar. Foi-se o tempo em que ser diretor de escola ou de qualquer instituição pública que paga tão mal aos seus servidores foi privilégio. Com Sildy, Belizário, Regina, a educação tem que acontecer. Então é só o servidor arregaçar as mangas e ir a luta…
    Quanto ao anonimato da pessoa que escreveu e chamou a atual de ‘sabe-tudo’, concordo com seu anonimato. Hoje no nosso país é muito difícil aparecer, pois o risco de ser marcado é muito grande.

  6. Servidor (a) Caçaremense,
    Palhaçada? A que Você se referiu como tal?

    ______ Parece-me que as controvérsias a cerca dessa ou daquela administração escolar decorrem do maior ou menor envolvimento e compromisso com o serviço público prestado, com a política educacional e, sobretudo com as diretrizes anualmente definidas pelo Colegiado Escolar.
    No seu caso, desconfio que o anonimato traz prejuízo, na medida em que impede que assuntos de interesse da Comunidade Escolar sejam discutidos, resolvidos e respeitados coletivamente.
    Servidor(a)
    Se Eu mantivesse o meu pensamento no anonimato, jamais poderia contribuir com a nossa Comunidade, criando e mantendo este Blog.

  7. Servidor caçaremense disse:

    Quando disse ‘palhaçada’ não foi referindo a atual gestão ou gestões passadas, mas sim em relação a esses comentários sem fundamentos, com ação de intriga que não leva a nada. Quer queira ou não somos educadores, e então, qual será o exemplo que estamos dando aos nossos alunos com esse ‘joguinho’ de vai-e-vem de comentários? O importante é que façamos o nosso papel de educador.

  8. Servidor,
    tens razão: os “fuxicos” não acrescentam nada. Sendo por isso a importancia de um colegiado escolar dinâmico e forte para prestar um bom serviço para a Comunidade e fortalecer as lutas dos servidores por melhores condições de trabalho e de salários.
    Sucessos nos seus bons propósitos.
    Nosso espaço está aberto para discussões de idéias, propostas no sentido de contribuir da melhor forma possível com nossa Comunidade.

Aqui Onde Eu Moro

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s