Comunidade de Caçarema bebe ÁGUA salobra enquando prefeito recebe prêmio de excelência fiscal

             A Comunidade de Caçarema revive o drama da sede de ÁGUA DOCE. O Distrito está desprovido do serviço de dessalinização da água salobra mais de 15 dias. Um problema que se repete e se arrasta ano pós ano. Mesmo assim, as Pessoas se esquecem deste terrível drama quando o serviço é restabelecido. Enquanto isso, os Agentes Políticos que são o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores em exercício no Município de Capitão Enéas não se comprometem definitivamente com a promoção da dignidade humana. Perdoe-me Aquele(s) incluído(s) nesta relação injustamente.

          Entendendo o dilema.

          A Água captada no território do Distrito de Caçarema é classificada como salobra dotada de sais dissolvidos, sendo por isso considerada imprópria para o consumo humano. Para abrandar este problema, nosso Distrito é atendido pelo Programa do Governo Federal conhecido por PAD – Programa Água Doce em parceria com a Prefeitura de Capitão Enéas por meio de Contrato de Convênio.

          Assim, a responsabilidade com a garantia do direito à ÁGUA DOCE é da Prefeitura de Capitão Enéas.

          De acordo com o MMA – Ministério do Meio Ambiente, O PAD é uma “política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano” e suas ações incluem a promoção e a “implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido”

          Como visto, o Programa de Água Doce é uma política de ação de atendimento permanente às populações de baixa renda. Isto significa que não pode ser interrompido. A interrupção pode ser entendida como ato de má gestão administrativa.

          No entanto, a Comunidade de Caçarema é obrigada beber água salobra sem tratamento, porque a falta de manutenção e de reposição de peças do aparelho dessalinizador passa por verdadeiro descaso, agravando mais ainda os problemas de Saúde das Pessoas da Comunidade.

          Enquanto ocorre este flagelo, o Senhor Prefeito usa o Site da Prefeitura para se promover e divulgar notícia de que foi homenageado no Município de Uiramutã Estado de Roraima por dar “exemplo de gestão fiscal”.

http://www.capitaoeneas.mg.gov.br/portal/site/noticias_uma/28/exemplo-de-gestao-fiscal-prefeito-de-capitao-eneas-sera-homenageado-em-uiramuta-municipio-do-estado-de-roraima.html

          Aqui Onde Eu Moro questiona a credibilidade da homenagem ao prefeito de Capitão Enéas, feita a dezenas e centenas de quilômetros de distância da Comunidade a qual deve servir, e que passa pela privação do acesso a uma substância essencial à Vida, a ÁGUA.

ÁGUA. SUBSTÂNCIA ESSENCIAL À VIDA

          O PAD – Programa de Água Doce foi alvo de auditoria realizada pelo TCU – Tribunal de Contas da União, que analisou os procedimentos de instalação e manutenção do aparelho de dessalinização.

          Segundo a Auditória, é a “manutenção é um ponto-chave para o bom funcionamento do programa. É fundamental que se delineie uma estrutura para assegurar uma manutenção regular dos equipamentos, de modo a proporcionar seu funcionamento sem interrupções prolongadas e mantendo a qualidade da água em níveis aceitáveis. O desenho estrutural proposto foi que os convenentes passassem a se responsabilizar pela manutenção e pelo monitoramento dos equipamentos, em função de suas melhores condições técnicas para realizar essa tarefa. Dessa forma, também, poderá se conseguir melhores preços, nos casos em que os convenentes contratem terceiros para fazer essa manutenção, uma vez que será contratada a manutenção de um grande número de equipamentos, ao invés de cada prefeitura contratar a manutenção somente para seus equipamentos. Nesse processo, o município se responsabilizaria formalmente (o que não ocorre hoje), por proporcionar as condições para que esse equipamento funcione: construção do abrigo, dos reservatórios, efetivação das ligações elétricas, disponibilização de funcionário para operação, pagamento da energia elétrica. Constatou-se, na estimativa de custos do processo de dessalinização realizada durante a auditoria, que esses custos acima mencionados podem representar de 25 a 38% do custo total do processo, dependendo do equipamento, constituindo, portanto, uma contrapartida significativa por parte dos municípios.

          Como visto, é a Prefeitura de Capitão Enéas a principal responsável pela garantia de ÁGUA DOCE na nossa Comunidade.  A íntegra do Relatório da Auditoria pode ser lida no Portal do TCU no seguinte endereço eletrônico:

http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/programas_governo/areas_atuacao/agricultura/Relat%C3%B3rio%20Auditoria%20dessalinizadores%20-%20final.pdf

          O dessalinizador instalado Aqui Onde Moramos pela empresa ATECEL tem capacidade diária de 15 metros cúbicos, ou seja: 15 mil litros diariamente, o que parece suficiente para atender a necessidade da Comunidade.

          No entanto, o longo período para o restabelecimento do serviço deve ser questionável, pois sem água a Vida e a Saúde das Pessoas ficam comprometidas. Essa conduta pode ser configurado como Crime, porque expõe a Vida e a Saúde das Pessoas a risco. Também pode ser configurado ato de improbidade administrativa, ou seja, desonestidade.

                Como então contribuir para que isso não se repita?

            É preciso nos conscientizar de que o acesso à Água Doce não é caridade, nem boa vontade e nem pode ser aceito como favor político por votos negociados.

          O acesso à ÁGUA com qualidade e em quantidade é  DIREITO UNIVERSAL.

Seja uma (m) Cidadã (o) PROATIVA(o): Não custa nada. Basta sua Vontade.

          De acordo com art. 53 da Lei nº 8.443/92, qualquer pessoa (física ou jurídica) tem legitimidade para denunciar ou comunicar ao TCU – Tribunal de Contas da União, irregularidade de gestão do serviço público prestado direto ou indiretamente pelo Governo Federal.

          Quem desejar denunciar ou comunicar irregularidade de execução do Programa de Água Doce na nossa Comunidade pode fazer contato com o Tribunal de Contas da União  usando apenas o teclado de um computador com acesso à internet.

          Se Alguém se sentir apreensivo com a possibilidade de perseguição, pode se manter no anonimato, ou seja, a nome do (a) Denunciante será preservado.Acredite. Saiba mais sobre o assunto e como fazer acessando os seguintes endereços eletrônicos:

 http://portal2.tcu.gov.br/TCU/ouvidoria/perguntas_frequentes/denuncia_formalizacao

https://contas.tcu.gov.br/pls/apex/f?p=151:1:105000174042747

          SEJA PROATIVA (O). A omissão é um mal que corrói e destrói os direitos individuais e coletivos. A omissão favorece a corrupção. A omissão faz perpetuar políticos ímprobos na Administração Pública. A omissão causa indignidade. A omissão prejudica de “mamando a caducando”. Seja PARTÍCIPE!  Exerça o dever de Cidadão, manifeste-se!

Terezinha Souto – 25 setembro 2011.

Esse post foi publicado em ÁGUA, POLÍTICA e marcado . Guardar link permanente.

15 respostas para Comunidade de Caçarema bebe ÁGUA salobra enquando prefeito recebe prêmio de excelência fiscal

  1. Ana Cristina disse:

    Oi! Terezinha, Parabens pelo aniversario de 03 meses do blog. Mais uma vez estamos sim sem a bendita da agua doce e sem nenhuma providencia. Mas fazer o que se Caçarema não tem um representante para resolver isso que de fato é muito importante e ja que estamos falando nesse assunto, na rua da minha casa ta uma verdadeira bagunça pois abriram os buracos para canalização da agua…voltaram e tamparam os buracos e deixaram 02 montes de pedra em frente da casa, e toda agua que desce das casas vizinhas e da minha casa fica empoçada e vira uma lama só, ja pedi pra tirarem as pedras e nada. Mas fazer o que??? Aceitar né porque qualquer reclamação que agente faz vira briga….

  2. Cristina,
    muito obrigada por mais esta visita.
    Então, lamento os aborrecimentos, e me permita discordar de Você. A omissão só contribui para que as coisas fiquem exatamente como estão ou piorem cada vez mais, e também para que os responsáveis fiquem impunes.
    Creio que sempre há o que fazer. Um buraco aberto indefinidamente numa rua pode causar acidentes para crianças, idosos e até mesmo a pessoas jovens. A iminência de ocorrer o acidente pode caracterizar crime, crime de exposição da vida ou da saúde a risco. Neste caso, é dever da Prefeitura zelar pela Comunidade exigindo que a empresa responsável pela implantação da rede de distribuição de água tome as providências cabíveis, seja cercando, seja cobrindo o buraco.
    Se a Prefeitura não toma providências então o Prefeito, Vice e/ou seus servidores, ou seja, a pessoa diretamente responsável podem estar praticando crime de prevaricação.
    Sugiro que seja registrada uma ocorrência junto ao Destacamento Policial local, o qual deve tomar providencias e até mesmo enviar o BO para o Ministério Público agir em favor da Comunidade. Qualquer pessoa tem legitimidade para fazer uma queixa, uma ocorrência e/ou uma denúncia.

    Abraços, TerezinhaSouto.

  3. Falso PEREIRINHA>>>KKKK disse:

    Destacamento Policial local… Registrar BO… Fala sério? Como seria possível isso? Ninguém vê polícia naquele lugar….. Complicado… Lá mais parece um hotel, churrascaria… pra não falar em outros “estabelecimentos” que poderiam ser citados… Cad avez me decepciono mais com Caça City…Abraços…

  4. FALSO PEREIRINHA disse:

    Olá “pessoas”… Ano que vem vai jorrar água sem parar em Caçarema. Sabe por que ? Adivinha? É ANO DE ELEIÇÃO…. e nesses anos em que ocorrem eleiçôes municipais tudo se resolve momentaneamente. Em Caçarema tudo é possível. Ouvir dizer que há 18 candidatos a vereador …. francamente gente! Só pode ser piada. Acho que nós devemos parar de fazer papel de palhaços. Sejamos conscientes, votemos em pessoas novas, que detenham pelo menos um mínimo de instrução. Votem em pessoas que não dependem de política para viver, que não sejam fazendeiros ( nada contra), mas acho “o fim da picada” um povo pobre eleger como seu representante um “fazendeiro”. Vocês acham que a Câmara Municipal atual é combativa? Vejam: Naldo – Irineu – Marquim Azedo – Ângela – Binga – Adriana Paula -Lau -Zé Coco – Jarbas. Dentre esses 4 são semi-analfabetos,três interesseiros, dois sismam que são “doutores.” É isso que queremos que se repita? Agora imaginem se Caçarema tivesse uma Câmara Municipal Própria. Seria Essa?: Robim – Maurição – Didi – Davi – Ângela – Nilton – Nilson ou Nelson -Dardieu – Guete- Arnaldo.. Acho que esse pessoal deve ter perdido o senso de discernimento. Fico triste ao ver que mais uma vez caminhamos para eleger no máximo um vereador aqui, e tudo indica que mais uma vez elegeremos uma “fazendeira” para representar nosso distrito. Fico mais triste ainda em saber que GRANDE PARTE DO PROBLEMA DE ÁGUA EM CAÇAREMA SE DEVE AO FATO DO POÇO ESTAR EM SUAS TERRAS. Penso que esse processo de escolha de vereadores deveria ser como o processo de escolha de diretores de escola, primeiro uma prova para testar conheimentos básicos e depois sim uma consulta à comunidade. Aí sim, poderíamos ter algo melhor… Tem tantos que querem ser vereador nessa lista que mal sabem assinar,outros nem conversar, outros não passam em prova nenhuma … Acho que nós, seres pensante, srsrsrrs (brincadeira) deveríamos usar esse espaço para fazermos uma pesquisa de nomes que poderiam mudar essa situação. Obrigado.

  5. Senhor ou Senhora FALSO ou FALSA PEREIRINHA,
    Bom dia!
    Inicialmente obrigada por sua visita e participação.
    Aqui Onde Eu Moro é um Blog que visa à promoção humana. Neste sentido e ao se considerar que nossa Comunidade sofre opressões,
    a exemplo do acesso à água, entendo que sua manifestação é legitima, sendo este o sentido da publicação de sua Opinião.
    Ainda assim, Aqui Onde Eu Moro e sua Autora esclarecem que não se responsabilizam pelo conteúdo da manifestação,
    e que as pessoas citadas, caso queiram, terão garantido o direito de resposta, desde que não usem palavras ofensivas, discriminatórias e de baixo calão.
    Terezinha Souto.

  6. Senhor(a) Visitante,

    o fato narrado é sério tendo em vista os deveres institucionais dos Órgãos de Segurança Pública, e os funcionais dos servidores públicos militares.
    As Ouvidorias e o disque-denúncia afirmam preservar a identidade da pessoa denunciante, que se sente constrangida no direito de denunciar.
    Reflita sobre isso.
    Terezinha Souto

  7. Nilton de Quadros Costa disse:

    Não sou Falso Nilton. Mostro aquí orgulhosamente minha cara, e digo que agradeço humildemente meu nome figurar entre os grandes nomes de Caçarema, nomes estes, que tem algum seviço prestado a esta maravilhosa comunidade onde morei por quase três anos , pena que agora só possa dizer “ALI ONDE MOREI” mas meu coração ainda mora. Concordo que a água vai jorrar e que a câmara municipal deixe a desejar, mas todo povo tem o governo que merece e o nosso escolhido nas urnas democráticamente e se algum vereador não teve a sorte abastada do FALSO PEREIRINHA, com certeza representa no mínimo seus trezentos outros semi-analfabetos que talvez não precisem da sua abundante, inútil e despresível cultura. Maravilhoso é seu nome figurar gratuitamente entre os grandes e bons nomes da minha Caçarema, sem que nós jamais tenhamos o colocado a disposição para qualquer pleito. Amo Caçarema, amo o povo simples, honesto e puro de Caçarema mas para tristeza do FALSO PEREIRINHA não sou candidato a nenhum cargo eletivo sou um simples sindicalista.
    Muito obrigado pela oportunidade Terezinha.
    Nilton de Quadros Costa Email. niltonquadros2010@hotmail.com

  8. DECO SILVEIRA disse:

    TEREZINHA E POVO DE CAÇAREMA ,BOM DIA A TODOS !
    VALHO-ME DESTE PRECIOSO ESPAÇO ,PARA MOSTRAR A MINHA INDIGNAÇÃO COM “AS LIDERANÇAS ,OU COM OS QUE SE DIZEM LIDERANÇAS POLÍTICAS” DESTE ” EMANCIPÁVEL DISTRITO DE CAÇAREMA “! MAIS UMA VEZ O “PODER ECONÔMICO” ,ADVINDO DO “DINHEIRO PÚBLICO” ,DIGA-SE DE PASSAGEM; FEZ COM QUE “O AINDA PREFEITO” MANTIVESSE EM TORNO DE SÍ ,MESMO QUE “À FERRO E FOGO” ,O ” CABRESTO ” SOBRE ESTAS MESMAS ” LIDERANÇAS”?!
    INSACIÁVEL DE PODER E HÁVIDO PELA FORMAÇÃO DE UMA “CHAPA DE VEREADORES SUBSERVIENTES” (COMO A MAIORIA DOS ATUAIS),E NO INTUITO DE “APROVAR AS CONTAS DE SUA ADMINISTRAÇÃO EM 2013” ,PARA UMA POSSÍVEL “AVENTURA POLÍTICA”JÁ EM 2.014, COMO CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL , “BANCOU NA SEMANA QUE SE PASSOU NA (POR IRONIA) “CASA DA AMIZADE” , 3(TREIS) DIAS DE “REUNIÕES POLÍTICAS ” ,NADA DEMOCRÁTICAS ,DIGA-SE DE PASSAGEM ;REGADAS A DISCURSOS “SURREAIS” , ONDE ELE , O PREFEITO -PAVÃO “DITOU ” E ORDENOU AOS SEUS “SÚDITOS” ,ONDE E EM QUE PARTIDO SE FILIAREM , TUDO A SEU BELPRAZER, CONSEGUIDO ATRAVÉS DE ,REPITO ;DINHEIRO PÚBLICO , REGADO À MINGUA , MAS QUE DIANTE DE “LIDERANÇAS”??? ,ALGUMAS HIPÓCRITAS ,OUTRAS “NECESSITADAS” E PREGUIÇOSAS, SE FEZ PREVALECER A MÁXIMA DE QUE , ” MANDA QUEM PODE ,E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO “! EM CAÇAREMA O RESULTADO NÃO PODERIA SER DIFERENTE , SENÃO VEJAMOS :
    DOS 10 (DEZ) SUPOSTOS CANDIDATOS A VEREADOR ENUNCIADOS PELO SR. PEREIRINHA , 9(NOVE)( O SR. PEREIRINHA SE ESQUECEU DO NOME DO AMIGO PEDRINHO) SE DEIXARAM LEVAR PELOS “CAPRICHOS” DO AINDA-PREFEITO ,
    1(HUM) POR “INEXPERIÊNCIA POLÍTICA ” SE FILIOU EM 3(TRÊIS) PARTIDOS ,SENDO QUE AO FINAL SE DEIXOU SEDUZIR PELA LÁBIA DO “AMIGO” CÉSAR EMÍLIO,
    O ÚLTIMO , SEGUNDO MAIS
    VOTADO DO DISTRITO ,EXPERIENTE QUE É , AINDA NÃO TOMOU PARTIDO ,AGUARDA OS “ACONTECIMENTOS”PARA SE PRONUNCIAR . !
    DIANTE DE TUDO ISSO ,TEMO QUE O POVO , SE SE DEIXAR LEVAR POR ESSAS “LIDERANÇAS?!” ESTARÁ SUSTENTANDO UMA SITUAÇÃO DE ABANDONO E FALTA DE PERPECTIVAS ,QUE SE TRANSFORMOU “A TÃO AMADA CAÇAREMA “!!! PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA , O POVO DEVE SE CONSCIENTIZAR E VOTAR POR OPINIÃO PRÓPRIA ,E NÃO LEVADO POR ALGUMAS”LIDERANÇAS” ,QUE SÓ PENSAM EM SÍ ,SOB PENA DE VIVERMOS MAIS 8 (OITO) OU NO MÍNIMO 4(QUATRO )ANOS DE INCERTEZA! PORTANTO , MUDA CAÇAREMA !!!

    EM TEMPO : EM BREVE ESTAREMOS REALIZANDO UMA “GRANDE FESTA EM CAÇAREMA ” , NO MAIS , ABRAÇOS A TODOS ,DO CONTERRÂNEO,AMIGO E ETERNO APAIXONADO POR ESTE LUGAR , DECO SILVEIRA.

  9. Senhor Deco,

    o seu comentário está sendo publicado como ponto de vista pessoal e como denúncia de suposto uso indevido de recursos públicos.
    E se tem conhecimento e provas como diz ter, sugiro que como cidadão consciente, que o Senhor leve o assunto ao conhecimento ao representante do Ministério Público em exercício na Comarca de Francisco Sá.
    Quanto à festa anunciada, por gentileza, trate a nossa Praça com esmero. Cuide para que os decibéis produzidos não perturbem o descanso de crianças e idosos de nossa Comunidade.

  10. Nilton,
    Boa Noite!

    Seja benvindo e obrigada por prestigiar nosso Blog Aqui Onde Eu Moro.
    Volte mais vezes, abraços, Terezinha Souto

  11. Maurício Antunes Filho disse:

    Boa Noite Teresinha e intelectos leitores do Blog “Aqui Onde eu Moro”.
    Vejo que o Sr. Pereirinha voltou a se pronunciar sobre assuntos que rondam a nossa comunidade, e vejo também que o assunto quente aqui é política, não é verdade?
    Então, observo q o Sr. Pereirinha até divulgou uma lista com nomes de supostos candidatos a cargos eletivos da comunidade de Caçarema.
    Diante disso, deixo aqui o meu apelo para todos os leitores desse Blog.
    As eleições estão próximas, então, desde já, devemos pensar em uma melhor opção de voto,
    devemos avaliar detalhadamente o perfil de cada candidato,
    Levemos em conta a personalidade de cada um, como pessoalmente e profissionalmente,
    Devemos observar e optar por aquelas pessoas que já ajudam, que já promovem o bem do povo de Caçarema sem interesse financeiro ou político.
    Muitas pessoas que se dizem futuros candidatos, têem em mente o pensamento de que “Política” é apenas uma simples “Maracutaia” onde entram para brincar ou para encher os bolsos de dinheiro público vindo de impostos pagos por trabalhadores que aguardam anciosamente por melhoria de vida.
    Muitos, saem fazendo “Politicagem” e esquecem que o povo Caçaremense precisa de água potável, medicamentos, estudo digno de formar profissionais, e não de “Festas” sem organização que acabam gerando tumulto, badernas e até mesmo, oportunidade para “Lobos” em pele de “Cordeiro” levar jovens inocentes para caminhos errados como de drogas ou prostituição.
    Fiquemos em alerta contra fajultos “Politiqueiros” e “Paraquedistas”, e levemos em conta de que Caçarema, mesmo sendo um distrito pouco desenvolvido e pouco estruturado, abriga pessoas dignas, honestas e que merecem “RESPEITO”.
    Obrigado!!!

  12. Maurício,
    A par de sua manifestação, me surgiu uma idéia: criar uma página para postagem de opiniões, idéias e queixas.
    Quanto às eleições, penso ser necessário um amplo debate, no qual deve ser discutido os problemas e apresentadas propostas de soluções concretas para toda a Comunidade, como forma de munir os(as) eleitor(as) a decidir seu voto.

  13. GERLICENUNES disse:

    ADORO SUAS MATÉRIAS, ESSA É UM FORMA DE LUTARMOS PELO NOSSO POVO! PARABÉNS GUERREIRA!

  14. Carissima,

    Obrigada pelo carinho.
    Com certeza seu BLOG tem sido um instrumento de reflexão sobre nosso Município e agentes politicos.
    Abraços e Sucessos.

  15. Sargento Leonardo, Cmt. disse:

    Falso PEREIRINHA>>>KKKK disse:
    4 04America/Sao_Paulo outubro 04America/Sao_Paulo 2011 às 23:23
    Destacamento Policial local… Registrar BO… Fala sério? Como seria possível isso? Ninguém vê polícia naquele lugar….. Complicado… Lá mais parece um hotel, churrascaria… pra não falar em outros “estabelecimentos” que poderiam ser citados… Cad avez me decepciono mais com Caça City…Abraços….

    ….VEJO QUE O INDIVÍDUO ACIMA E DESCONHECEDOR DO QUE FALA…….MAS A DEMOCRACIA AS VEZES É MAL USADA POR PESSOAS CARENTES DE INFORMAÇÕES.

    A POLÍCIA MILITAR ESTÁ SEMPRE PRESENTE NA COMUNIDADE E A DISPOSIÇÃO.

Aqui Onde Eu Moro